Saiba porque Paris me encanta

Entre seus lugares e monumentos cheios de história, sua efervescência cultural e sua gastronomia; Paris, essa cidade mítica, guarda muitas surpresas!

 

Paris é uma cidade que surpreende em vários aspectos. Símbolo da cultura francesa, a cidade abriga monumentos espetaculares e possui um patrimônio cultural histórico e religioso extremamente rico. A “Ville Lumière”, “Cidade Luz” como é carinhosamente chamada, é um excelente destino de férias e atrai milhões de visitantes a cada ano.

Entre seus bairros de charme e monumentos carregados de história, sua efervescência cultural e a sua gastronomia, Paris é uma cidade mítica que guarda muitas surpresas.

Hoje, trarei para vocês algumas razões pelas quais Paris é uma cidade que encanta.

1) História e Arte

Paris tem uma história incrível. São muitos séculos marcados em sua paisagem. A cidade soube conjugar crescimento urbano, embelezamento do seu território com a construção dos monumentos, parques e jardins e, proteção e conservação do patrimônio histórico.

Os apaixonados por história não podem perder a visita dos monumentos góticos na Ilha de la Cité. Apesar de fechada para o público nesse momento, a Catedral de Notre-Dame impressiona pela sua arquitetura gótica imponente, sua fachada e suas esculturas.

Vista da Catedral de Notre-Dame na Ilha de la Cité, sob uma linda luz do entardecer Parisiense (Foto: @visitasguiadasemparis)

Vista da fachada da Catedral de Notre-Dame durante uma cerimônia litúrgica (Foto: @visitasguiadasemparis)

 

A dois passos dali está o “Palais de la Cité”, antigo palácio dos reis franceses, onde podemos admirar uma arquitetura civil espetacular de um palácio que foi residência dos reis da França desde o século IV, época dos romanos.

O grande complexo do “Palácio de la Cité” guarda a linda Conciergerie, antiga prisão revolucionária e a Sainte-Chapelle, uma capela palatina construída no século XII, com uma das mais completas e notáveis ​​coleções de vitrais deste período.

Do alto da Torre Saint-Jacques temos essa belíssima vista dos monumentos da Ilha de la Cité: a Conciergerie (primeiro plano), o Palais de la Cité e a Sainte-Chapelle. Ao fundo, avistamos a Igreja Saint-Sulpice e a imponente Torre de Montparnasse. (Foto: @visitasguiadasemparis)

 

Paris ocupa um lugar especial no contexto artístico internacional. Com mais de 150 museus, a capital oferece uma escolha quase infinita de descobertas. São centenas de coleções e exposições oferecidas ao longo do ano. Cada um pode escolher o seu museu de acordo com os gostos e desejos de descoberta. Claro, existem aqueles mais conhecidos  do público em geral, mas também muitos que passam despercebidos e que valem a pena descobrir.

O museu característico de Paris é com certeza o Museu do Louvre. Antigo palácio real, o Louvre tem uma história fantástica e abriga coleções de obras de arte das antigas civilizações, até meados do século XIX. São em torno 35.000 obras distribuídas em diferentes salas e departamentos.

Para os amantes da arte do século XIX até meados do século XX, temos o Museu d’Orsay, situado em uma antiga estação de trem construída para a Exposição Universal de 1900. O Orsay, com sua rica coleção de arte impressionista e pós impressionista maravilha quem o visita.

O Museu do Louvre e sua impressionante pirâmide de vidro são imperdíveis em uma visita à Cidade Luz. (Foto: @visitasguiadasemparis)

Vista da galeria central das esculturas no interior do Museu de Orsay. (Foto: @visitasguiadasemparis)

 

Para os que apreciam mais a Arte Moderna e Contemporânea, o Museu Georges Pompidou é imperdível. Ele conserva obras primas dos artistas que fizeram e fazem carreira nos séculos XX e XXI. O museu em si já é uma maravilha do século XX.

Museu de Arte Moderna de Paris, Museu Georges Pompidou (Foto: License Creative Commons)

2) Vinho e gastronomia

A gastronomia francesa foi classifica pela Unesco como patrimônio cultural imaterial. Paris, onde a cozinha rima com criatividade e savoir-faire, tem uma oferta rica e variada: grandes restaurantes liderados por chefes de destaque, brasseries chiques para uma refeição de negócios ou familiar, todos são ideais para desfrutar as especialidades francesas.

Da mesma maneira que a gastronomia está ancorada na cultura do país, os vinhos também estão. Aqui se come bem e se bebe bons vinhos. A arte de combinar pratos com um determinado tipo de vinho faz parte do savoir-vivre francês.

Em Paris as opções gastronômicas são variadas. Os pratos são preparados com todo o cuidado utilizando sempre os produtos da estação. Um bom vinho é imprescindível para uma boa degustação. (Foto: @visitasguiadasemparis)

 

Além da oferta de restaurantes, as ruas da cidade estão repletas de lugares dedicados à degustação de produtos locais: boutiques, bares, mercados públicos, caves de vinho entre outros.

As “Patisseries” confeitarias francesas são muito comuns por aqui. Elas apresentam em suas vitrines uma seleção incrível de docinhos que mais parecem pequenas esculturas. Em todos os bairros da cidade você encontra locais agradáveis para parar e degustar essas gulodices.

A França é um país que tem uma admirável seleção de queijos. Produzidos em quase todo o país, ele está presente cotidianamente na mesa do francês. Uma paradinha em um “Bar à fromage”, um bar de queijos para uma degustação acompanhada de vinhos, é muito apreciado por aqui.

O difícil é resistir a um docinho francês. No momento da sobremesa ou quando bate aquela fome à tarde, uma parada em uma pâtisserie é tudo de bom! (Foto: @visitasguiadasemparis)

O queijo faz parte da arte de viver à la française. É algo que não falta na mesa do francês. Uma paradinha em uma fromagerie para uma degustação é sempre sugerido. (Foto: @visitasguiadasemparis)

 

3) Saídas Parisienses

Quando falo em “Saídas parisienses” me refiro às atividades de lazer e animações que os Parisienses adoram fazer nas diferentes épocas do ano.

Durante a primavera e o verão é tempo de pique niques. Os parques, os jardins e as margens do Rio Sena são os lugares privilegiados. Pessoas de todas as idades, famílias, casais, grupo de amigos se reúnem para passar o dia ou a tarde juntos, bebendo um bom vinho e comendo uma boa baguete, acompanhados do queijo, patês, charcutarias e outras gulodices.

Piquenique no Parque Monceau, 8º distrito de Paris. (Foto: @visitasguiadasemparis)

Um piquenique ao ar livre, uma caminhada, uma reunião de amigos ou para “pegar um bronze”, as margens do Rio Sena são os locais ideais.  (Foto: @visitasguiadasemparis)

Os franceses apreciam muito as saídas noturnas, em francês dizemos “soirée”. As opções são muito variadas: espetáculos, óperas, teatros, exposições, concertos, bares dançantes, eventos esportivos e festivais, terraços panorâmicos. Para cada estação do ano não faltam opções de lugares para ir e atividades para fazer, em locais cobertos ou ao ar livre.

Concerto ao vivo no coreto dos Jardins de Luxemburgo (Foto: @visitasguiadasemparis)

No verão, o cais do Rio Sena vira a praia dos Parisienses que gostam de se bronzear esticados nas inúmeras espreguiçadeiras espalhadas sobre a areia. Incrível não é! Nos arredores de Paris não faltam opções para se refrescar na água durante o verão.

Quem disse que Paris não tem praia!? Não temos o mar mas temos uma areia límpida e um ambiente calorosos esperando por vocês. (Fotos: Licence Creative Commons)

 

À partir das 18 horas é a sagrada hora do “Apéro”, o aperitivo. Os terraços de bares, cafés e restaurantes ficam lotados, principalmente no verão quando o calor é muito forte em Paris. Não somente o aperitivo mas o francês em geral, adora sentar em um Café para simplesmente tomar um café, ler um jornal, ler um livro, trabalhar ou encontrar-se com algum amigo.

Não tem como pensar em Paris sem pensar naquela parada em um tradicional Café, para  tomar um drink gostoso com os amigos. Vista da Capela da Sorbonne no Bairro Latino.  (Foto: @visitasguiadasemparis)

 

Viu como não é difícil se encantar e se apaixonar por Paris!

Gostou do artigo? Compartilha com os seus amigos. Assim você me ajuda a divulgar o meu trabalho.

Entre em contato conosco se você tem planos de vir à Paris e gostaria de fazer passeios guiados.

 

Texto e fotos: Andréa Faugeras (@VisitasGuiadasemParis)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *