O vilarejo de Giverny

posted in: Normandia | 1

O que saber ao preparar sua visita nesse alto lugar do Impressionismo.

A 75 km de Paris está o autêntico vilarejo de Giverny, considerado o berço do Impressionismo. Afogado em cascatas de flores, Giverny impõe seu estilo e murmura sua história.

Em suas ruas, memórias voltam nas sombras das casas. Nos seus arredores, paisagens de tirar o fôlego inspiraram pintores. Muitos deles representaram esses campos em diferentes momentos do dia e também animaram as ruas e os cafés do povoado.

Ao visitar Giverny, permaneça nessa atmosfera pictórica, visitando as várias galerias que se concentram ao redor da rua principal do vilarejo, a Rua Claude Monet, bem como lojas de produtos do artesanato local. Mas se você quiser descobrir Giverny e sua história um pouco mais a fundo, eu te aconselho a fazer um passeio cultural no povoado composta por numerosas etapas e algumas pausas para respirar o ar e o ambiente histórico de Giverny.

Visitar Giverny, é acima de tudo buscar a atmosfera de Claude Monet, ver os lugares que o inspirou e onde ele viveu.

rue-claude-monet-giverny

Casa e Jardins de Claude Monet

No seu itinerário, comece por visitar a casa e os jardins de Monet. A história de Monet em Giverny começa durante uma viagem entre Vernon e Gasny, povoados não longe dali. Do trem o artista admira o vilarejo e se apaixona pelo seu charme. Em 1883 ele se muda definitivamente com toda a sua família. Durante 43 anos ele vive feliz na casa e teve inspiração para criar a corrente artística do Impressionismo. A casa e seus jardins se transformaram em seu lugar de vida e seu atelier.

_DSC4560

Casa do Pintor Claude Monet e seus jardins

O museu do Impressionismo

Este museu, que abriu em 2009, dispõe de dois a três exposições temporárias durante todo o ano e está interessado no movimento impressionista, nos precursores do movimento e seus herdeiros.

Daí o nome Museu do Impressionismo. Atividades são organizadas para agradar todos os públicos. Há oficinas de pintura para crianças e adultos, há também conferências, áudio-guias para quem quer visitar sozinho ou visitas guiadas com guias diplomados.

musee-impressionnismesMuseu do Impressionismo

jardin-muséeJardins do Museu do Impressionismo

O jardim do museu também merece uma visita. É um verdadeiro elogio à cor.

Uma curiosidade é que o museu está localizado no campo que abrigava “Les meules”, “Montes de feno”, um famoso quadro pintado por Claude Monet em 1891.

O antigo Hotel Baudy

Em 1887, pintores americanos buscavam alojamento em Giverny. A Sra Baudy decide transformar a sua mercearia em um hotel.

HotelBaudy

Este lugar viu passar Monet, Cézanne, Rodin, Renoir e uma colônia de pintores americanos. Nesse lugar você vai encontrar um pouco da história da aldeia, cópias de pinturas, um belo jardim e o antigo atelier de pintura construído no jardim pela Sra Baudy.

Foram os pintores que trouxeram a fama para esse lugar. Em 1886 o artista americano Willian Metcalf entra na mercearia. O casal Angelina e Gaston Baudy o acolhe calorosamente. Alguns dias mais tarde ele retorna com todos os seus compatriotas. Todos ficam seduzidos pela cozinha da Senhora Baudy que lhes oferece também um quarto. Nesse momento eles ficam sabendo da presença de Monet no povoado. Entusiasmados, eles falam de Giverny aos amigos pintores. É o início de uma colônia de americanos que a cada final de semana toma o trem em direção à Giverny. Todos se encontram no Hotel Baudy.

Hoje, o famoso Hotel Baudy é um restaurante que guardou uma forte autenticidade. Ali se pode saborear uma cozinha tradicional francesa com produtos frescos locais.

Baudy-atelierO atelier do Hotel Baudy

Ancien-Hotel-BaudySala principal do restaurante com objetos souvenirs do passado

Igreja Santa Radegonde e o túmulo de Claude Monet

Não hesite em visitar essa charmosa igrejinha para descobri-la em toda a sua extensão. Ao redor da igreja está o cemitério. Ali, no dia 5 de dezembro de 1926, Claude Monet foi enterrado. O primeiro-Ministro francês Georges Clemenceau, seu grande amigo estava presente. Foi ele quem retirou antes do início, o pano preto aposta no caixão com as palavras: “Pas de noir pour Monet”, “Sem cores pretas para Monet”.

Na tranquilidade desse pequeno cemitério, ao lado de Monet descansam: Ernest Hoschedé, filho de Alice sua segunda esposa, a própria Alice além de Jean e Michel Monet, os dois filhos do artista com sua primeira esposa, Camille.

Um pouco mais adiante, você também pode admirar o túmulo de Gerald e Florença Van der Kemp, os conservadores/restauradores que trouxeram de volta a casa e os jardins de Monet, reabrindo-os ao público em 1980.

Eglise-Ste Radegonde 1Igreja do Vilarejo

Giverny_-Tombe_Monet (Medium)Túmulo de Claude Monet e sua família

O Museu de mecânica natural

Motores agrícolas e industriais se reúnem neste museu único na França. Você vai descobrir uma coleção de máquinas de todos os tipos graças a três irmãos, apaixonados por mecânica, que conseguem revitalizar este material em vias de extinção.

Um incrível museu que homenageia os motores, máquinas e ferramentas. Apaixonado por motores a vapor ou de combustão interna, Adolphe Guillemard começou sua coleção em 1955. Durante anos, o empreendedor e mecânico especializado em máquinas agrícolas, restaura todos os tipos de máquinas.

Com paciência, ele transmitiu seu conhecimento e amor à mecânica antiga aos seus filhos. Os três irmãos decidiram criar um museu onde estão expostas algumas peças acumuladas no decorrer dos tempos, das quais algumas são raras. Um exemplo é o motor diesel Carels 1908, considerado hoje o maior e mais antigo motor a diesel no mundo. Vale a pena dar uma passadinha nesse museu.

musee-mecanique-naturelle 1

Antiga máquina no museu de mecânica

musee-mecanique-naturelle

O comércio local

Não deixe de passar nas lojas de comércio local que se espalham pela Rua Claude Monet. Você pode comprar sabonetes, óleos essenciais e creme para o corpo à base de produtos naturais. Você pode visitar as lojas decoradas com flores que possuem uma enorme variedade de presentes originais como sementes de flores, objetos de arte, objetos para a mesa além de aromas naturais do povoado, sempre respeitando o tema da natureza.

giverny-village

Galerias de arte

Para agradar aos olhos e para continuar a tradição dos impressionistas em Giverny, muitas galerias de arte se instalaram no vilarejo e abrem suas portas para os visitantes.

Para os fãs do pincel e da tela, por que não tentar pintar as ninfeais no coração dos jardins de Monet? As galerias de arte de Giverny organizam cursos de pintura e desenho para todas as idades. Muitas vezes as aulas são ministradas em diferentes jardins de Giverny com a possibilidade de pintar nos jardins de Monet. Já imaginou viver uma experiência assim, pintar nos jardins do mestre do Impressionismo?

Galerie

Texto: Andréa Rodrigues dos Santos

source: visita ao vilarejo e site do Escritorio de Turismo de Giverny

  1. François Faugeras

    Merci pour cette balade authentique qui donne envie de visiter ces endroits délicieux.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *