O pitoresco vilarejo de Collonges-la-Rouge

posted in: Centro | 1

Collonges-la-Rouge é um pequeno vilarejo pitoresco do departamento de Corrèze, situada à mais ou menos 15 km a Sudeste da cidade de Brive-la-Gaillarde. É rodeado de outros lindos vilarejos como Turenne, Meyssac, Curemonte, formando um conjunto atrativo para o turismo.

Eu não conhecia Collonges-la-Rouge, apenas tinha lido e ouvido sobre o mesmo. Após essa descoberta fiquei convencida de que este vilarejo realmente merece o título de “Um dos mais belos vilarejos da França”.

Rua de Collonges la Rouge

Casas tipicas

Partiremos então à descoberta deste sítio antigo cuja criação data do século VIII com a implantação de uma comunidade religiosa, a Abadia de Charroux. Com o passar do tempo, a comunidade foi anexada ao Viscondado ou feudo de Turenne e a partir de então começou a atrair camponeses, artesãos e comerciantes, intensificando a vida urbana.

O vilarejo conheceu uma expansão importante favorecida pela sua situação geográfica. Collonges é uma cidade-etapa de um dos famosos caminhos que levam os peregrinos à Santiago de Compostela.

A apelação “Collonges-la-Rouge” remonta ao século XX. Uma das particularidades desse pequeno vilarejo de mais ou menos 500 habitantes, reside no fato que suas construções são em arenito vermelho, como podemos visualizar nas imagens.

Habitação tipica

A aplicação dessa rocha extraída de pedreiras próximas oferecem uma beleza excepcional, sobretudo em dias ensolarados. Nesses dias, o vilarejo inteiro se veste de vermelho.

Além do arenito vermelho, sua arquitetura é realmente surpreendente. O visual é simplesmente fenomenal se você procura algo de típico e autêntico.

Entrada sombreada

Apesar do seu tamanho relativamente pequeno, trata-se do local mais visitado da região do Limusino (Limousin).

Muitas de suas construções são classificadas como monumentos históricos como o Castelo de Vassinhac (foto abaixo). As elegantes construções de Collonges datam da época em que a numerosa burguesia vinha construir uma propriedade de segunda residência, para usufruir da paisagem verdejante circundante.

Castelo de Vassinhac

Os vestígios dos séculos passados são onipresentes. São poucos os lugares onde você não se surpreende com o charme deste vilarejo que mais parece um cartão postal.

Collonges-la-Rouge recebe também a denominação de “Cidade das 25 torres”. Isso porque ela concentra numerosas igrejas cujas torres são de tamanhos e formas variadas.

 Comunidade religiosa de São Pedro

 Comunidade religiosa de São Pedro

Como é bom andar por suas ruazinhas estreitas e sinuosas onde a circulação de automóveis é proibida. Mas não se preocupe, uma ou duas horas são suficientes para fazer o tour do vilarejo. Durante a alta estação (de abril à setembro), numerosas visitas guiadas são propostas pela Secretaria de Turismo.

Um grande estacionamento na entrada do vilarejo foi colocado à disposição dos visitantes.

Se o sol é presente durante a sua visita, você será beneficiado de uma explosão de cores, com destaque, claro, para o vermelho.

Admire esse lindo teto de ardosia

Outra coisa interessante é que os traços do passado estão fortemente presentes nas construções. Numerosas são aquelas que levam gravadas em suas fachadas o ano de construção.

Numerosas lojinhas de artesanato, para comprar lembrancinhas e um comércio local para compras de produtos da região e de seus arredores, estão à sua disposição. Encontramos também charmosos restaurantes com especialidades da gastronomia local como a salada de moela (foto abaixo) ou a carne de pato muito apreciada por aqui. Hotéis de arquitetura típica estão também presentes no vilarejo.

Salade de Gesiers

Mesmo com um turismo sempre presente, o vilarejo conseguiu guardar o charme e a autenticidade do passado.

Espero ter conseguido te despertar o desejo de conhecer este lugar magnífico onde os séculos congelaram em sua paisagem o charme arquitetural da Idade Média.

Espetacular vista

Comprando produtos tipicos

Caminhando pelas ruas do vilarejo

Lindas janelinhas

Um pouco mais de Collonge

Que charme!!

Veja como é lindo isso!!

Despedindo-se da cidade

Claro que voltarei em Collonges

Texto e fotografias: Andréa Rodrigues dos Santos

Visita de Collonges la Rouge: 29/07/2016

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *