Descubra Vernon

posted in: Normandia | 0

Vernon, cidade de 25 mil habitantes e que não contava com mais de 2 mil no século XV, está situada na Normandia às margens do rio Sena, no limite de Île de France (região onde se encontra Paris) e à 72km oeste de Paris.

A cidade tem uma origem muita antiga, atestada pelos vestígios pré-históricos, célticos, galo-romanos e merovíngios. Ela transformou-se em uma cidade militar importante depois da constituição do Ducado da Normandia (século X). Foi anexada ao domínio real por Felipe Augusto em 1196, antes mesmo do resto da Normandia (em 1204).

_DSC4679

A cidade foi bastante destruída pelos bombardeamentos de 1940 e 1944, mas atravessou o século XX em prosperidade e guardando intacta uma grande parte de seu patrimônio. É agradável percorrer suas ruas, evocar sua história e sentir a atmosfera do passado.

O Hôtel de Ville (a Prefeitura da cidade) foi construído no final do século XIX. O edifício possui um vitral moderno ilustrando a passagem do rei Luís IX, dito São Luís, à Vernon.

A Collégiale, igreja construída entre os séculos XI e início do século XII, é representativa do estilo romano e de diversos períodos góticos. Sua fachada é particularmente elegante com duas torres e a rosácea no estilo gótico flamboiante, mostrando uma decoração extremamente rara.

_DSC4675

_DSC4681

 

O centro histórico é constituído por duas ruas antigas que guardam pitorescas casas em colombagem, ou seja, construídas em madeira e pedras rústicas, que datam de períodos anteriores ao século XII.

_DSC4683

Encontramos ainda no centro histórico, as ruínas do antigo castelo feudal, atual Torre dos Arquivos, antiga fortaleza militar construída por Felipe Augusto no século XII. Com o fim das guerras, no final do século XVIII, a torre de defesa passou a abrigar os arquivos da cidade. Um remarcável jardim se estende aos pés do da torre, deixando-a ainda mais bela.

_DSC4700

O Castelo de Tourelles

Encontramos ainda em Vernon o Castelo de Tourelles. Este, constituía uma fortaleza destinada a proteger a entrada da Ponte Medieval sobre a margem direita do Rio Sena. No século XVIII, Lemoyne de Belle-Isle, senhor de Vernonnet, realizou importantes transformações na fachada e no teto do castelo. Em 1665, um negociante originário de Rouen, comprou a propriedade para implantar um moinho de trigo. Ali, o produto era transformado e também estocado. O moinho foi a fonte de alimento dos Vernonnais durante a Revolução Francesa e o castelo também serviu de prisão durante o Terror (final do século XVIII). Durante a Segunda Grande Guerra ele foi bastante destruído, mas foi em seguida reconstruído.

_DSC4708

O Velho Moínho

Esse monumento pitoresco corresponde aos vestígios de um antigo Moínho de trigo construído sobre os pilares de uma antiga ponte medieval. O moínho funcionava graças à corrente do rio. Em 1204, quando a Normadia entrou no domínio real francês, o burgo de Vernon perdeu o seu papel militar. O rei Felipe Augusto  concedeu a um dos seus serviçais a possibilidade de estabelecer sobre a ponte um moínho. No século XVIII, seis moínhos a trigo funcionavam ali. Em outubro 1849, a construção de uma barragem construída nas proximidades de Notre Dame-de-Isle, provocou o fim das atividades dos moínhos. Este monumento de madeira que nós vemos hoje data do século XVII. Após a perda de sua roda devido às várias inundações do rio Sena, o moínho foi transformado em habitação. Em 1930, ele foi vendido a um americano. Abandonado e ameaçando de desmoronamento, foi salvo pela administração pública que financiou os custos com a restauração que ocorreu nos anos de 1980. O velho moínho hoje pertence à Cidade de Vernon e é considerado hoje um dos raros vestígios de moínhos dessa natureza.

_DSC4723

Texto, video e fotografias: Andréa Rodrigues dos Santos

Visita de Vernon: 12/11/2016

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *