Atrás de um nome encantador “Le Marché des Enfants Rouges”, em português, “O mercado das Crianças Vermelhas”, se esconde a rica história de um dos mais típicos mercados parisienses.
Este é o mais antigo mercado coberto parisiense a ter conservado sua atividade. Sua importância histórica e sua beleza arquitetural faz com que ele seja inscrito no Inventário dos Monumentos Históricos da cidade de Paris, desde 1982.
Este mercado foi criado em 1628, a pedido do rei Luís XIII, para garantir o abastecimento alimentar do bairro do Marais, bairro criado um século antes. O Pequeno “Mercado do Marais”, como foi chamado inicialmente, era coberto por uma impressionante estrutura em madeira sobreposta sobre 16 pilares de carvalho maciço, ainda visível hoje no local.
O mercado cresceu rapidamente para responder à forte demanda dos habitantes do bairro e transformou-se em “Marché du Marais et du Temple”.
Em 1772, o mercado ganhou o nome de “Marché des Enfants Rouge”, após o fechamento do “Hospice des Enfants Rouges ou Hospital des Enfants Rouges”, situado não muito longe dali. As crianças desta instituição foram enviados para o “Orfanato des Enfants Trouvés”, situado na Ilha de la Cité.
Les Enfants de Dieu (as crianças de Deus), como eram chamadas as crianças desse hospital, rapidamente ganharam o nome de Enfants Rouges (Crianças Vermelhas) devido a cor de seus casacos: vermelho, símbolo da caridade no Cristianismo.
O mercado passou a ser de responsabilidade da Cidade de Paris em 1912 e foi reabilitado no final dos anos de 1990, devido à mobilização dos habitantes do bairro.
O que encontramos nesse mercado?
O Marché des Enfants Rouges é antes de tudo, um lugar convivial dotado de uma atmosfera tipicamente parisiense. Super agradável para se distrair, beber e comer em um dos seus charmosos terraços. O ambiente é jovem, super animado e bastante familiar, principalmente nos sábados e domingos.
Os produtos oferecidos são principalmente do gênero alimentício. Os comerciantes vendem produtos locais, frescos e de qualidade; normalmente oriundos da agricultura sustentável. Bons vinhos, queijos, charcuteria, condimentos e restauração, principalmente de produtos orientais. São famosos os restaurantes marroquinos, japoneses, africanos, libaneses e italianos. Numerosas varandas ou terraços permitem de se instalar para uma refeição completa ou somente para lanchar.
O Mercado é coberto e aberto o ano todo. Funciona de segunda à quinta-feira das 8:30 às 13 horas e das 16h às 19:30. Nas sextas-feiras e sábados das 8:30 às 13 horas e das 16h às 20 horas e aos domingos das 8:30 às 14 horas.
Está situado no 3ème arrondissement, Bairro do Marais, no ângulo das ruas de Bretagne e de Charlot.
Metrô mais próximo: Filles du Calvaire (linha 8) e Sébastien Froissart (linha 8).
Assista o vídeo e comente-o.
Venha desfrutar de momentos agradáveis com seus amigos e sua família no Marché des Enfants Rouges!!
Texto: Andréa Rodrigues dos Santos
Leave a Reply