A Ilha de Noirmoutier: descoberta e patrimônio

posted in: Pais de Loire | 0

Informações gerais

A ilha de Noirmoutier está situada no departamento da Vendée. Ela é ligada ao continente por uma estrada submersível chamada Passagem de Gois e, desde 1971, por uma ponte. É constituída por quatro municípios agrupados numa comunidade de comunas da Île-de-Noirmoutier. Seu comprimento é de aproximadamente 18 km, sua largura varia de 500 a 12 km e sua superfície é de 49 km2.

Localização da Ilha de Noirmoutier no Departamento da Vendée

 

Noirmoutier é muitas vezes carinhosamente chamada de “Ilha Mimosa” pelo seu clima ameno, permitindo que as mimosas cresçam e floresçam no inverno. Suas paisagens dominantes são salinas, dunas e florestas de azinheiras.

Seu relevo é geralmente baixo. O ponto mais alto da ilha está no Nordeste, no Bosque de la Chaise com uma altitude de 20 metros, enquanto as altitudes mais baixas estão na parte central da ilha, e por vezes, nas proximidades com o nível do mar e das salinas.

O clima da ilha é ameno graças à influência do Oceano Atlântico, com invernos e verões de temperaturas agradáveis. Essas condições permitem que a ilha desenvolva a cultura da batata produzida em um solo arenoso enriquecido com algas marinhas.

A vegetação litorânea é rica em flores e arbustos                    As salinas se transformam em refúgio para os pássaros

 

 

História

Na antiguidade, Noirmoutier foi ocupada pelos romanos e pelos galo-romanos e nesse período ela se chamava Ilha d’Her. No ano 674 o monge Santo Filiberto organiza a produção de sal e estimula os habitantes a valorizar as terras da ilha. Dois séculos depois, um burgo é construído no lugar onde hoje se eleva o castelo.

Até o século XII a ilha foi regularmente pilhada pelos piratas e pelos Vikings. A partir do século XIV os habitantes lutam contra as invasões inglesas, espanholas e holandesas; a razão das invasões era para o contrabando de sal e de tabaco. Depois, vem a Revolução Francesa, no final do século XVIII, quando a ilha passa nas mãos de monarquistas e também dos republicanos. A partir do século XIX a paisagem sofre uma grande transformação com a construção dos pôlderes, do asfalto na Passagem do Gois, da ponte conectando o continente à ilha e claro, a construção das belíssimas vilas, residências de veraneio para atender a uma clientela ávida pelo banho de mar.

Economia

O turismo é a principal atividade econômica da ilha.

A atividade marítima continua sendo intensa, os dois portos mais importantes são: Noirmoutier-en-l’Île, um porto tradicional, usado principalmente por pequenas embarcações de lazer; e, o Herbaudière, um moderno porto de pesca de alto mar e também é uma marina importante.

Vista do Porto de la Herbaudière. É gostoso caminhar no cais do Porto para observar o mundo dos marinheiros e dos apaixonados por barco. Foto (www.ile-noirmoutier.com)

 

Outras atividades econômicas são: a ostreicultura, a piscicultura, a construção civil, a produção de batatas de grande reputação por seu sabor incomparável e as salinas.

A saborosa batata de Noirmoutier: Os habitantes de Noirmoutier sempre se beneficiaram dos recursos do oceano que os cerca. No entanto, nunca negligenciaram a agricultura na vasta planície do norte da ilha cujas terras são protegidas dos ventos do Oeste e das geadas. O solo é naturalmente rico, leve e muito arenoso. No outono, os agricultores buscam algas marinhas nas praias e as usam para fertilizar a terra. O sabor particular da batata de Noirmoutier vem do iodo dessas algas. A tradição diz que as batatas devem ser plantadas à mão, para serem colhidas 90 dias depois, no início de maio. Foto: www.ile-noirmoutier.com

 

A flor do sal e o sal da Ilha de Noirmoutier – A colheita de sal na ilha é um saber ancestral transmitido de geração em geração. Para fazer sal, além do talento do saleiro, é preciso sol e vento. Compre o seu sachê de sal visitando as áreas de exploração do sal na ilha durante o verão ou na Cooperativa de Sal durante todo o ano. Foto (www.ile-noirmoutier.com)

Ocupação humana

No século XX, com o desenvolvimento de férias remuneradas, a moda do banho de mar e a ascensão do turismo, a ilha foi urbanizada com a construção de zonas residenciais, incluindo muitas segundas residências. Um exemplo é o Charmoso Bois de la Chaise.

O Bosque de la Chaise e a Praia das Damas

Localizada a nordeste de Noirmoutier-en-l’île, o bosque de la Chaise se distingue pela sua vegetação mediterrânica: carvalhos, medronheiros, pinheiros-bravos e mimosas prosperam nesta parte da ilha. Este lugar imperdível! É aqui que está situada a charmosa Praia das Damas e suas famosas cabines brancas.

A vegetação exuberante se mistura harmoniosamente com a natureza rochosa da costa. É um lugar propício para o passeio. Em área, o bosque abrange 110 hectares e limita praias com mais de 2 km de extensão.

A cabana de banho permitia que as mulheres vestissem seus trajes de banho, antes de darem um mergulho. Muitas vezes a cabana era puxada por cavalos até a água para que a “nadadora”, mesmo que não soubesse nadar, pudesse mergulhar sem mostrar seu corpo, e depois voltar para sua cabine para secar e se vestir. É por isso que é chamado de “Plages de Dames” ou “Praia das Damas”.

Ainda nos dias de hoje, a cabine oferece a vantagem de poder se vestir antes de ir banhar-se e, no retorno, de poder se secar e se vestir. Ideal para toda a família e para os convidados.

 

Atualmente, pode-se distinguir na ilha uma cidade principal e outros pequenos vilarejos. Vamos citar aqueles por onde passamos.

A cidade de Noirmoutier-en-l’Île localizada no Nordeste, é a capital histórica da ilha. Seu centro é marcado por monumentos antigos como o castelo, a igreja Saint-Philbert, o palacete Jacobsen, entre outros. É povoado por aproximadamente 4.800 habitantes. A sua comuna cobre o terço setentrional da ilha e inclui as salinas, a planície agrícola, a estância balnear do Bois de la Chaise, o porto de pesca e o ancoradouro da marina, a antiga abadia Notre-Dame de la Blanche.

O que me chamou a atenção nessa cidade:

O Castelo de Noirmoutier

Este castelo é, com a igreja vizinha, tudo o que resta da abadia de Noirmoutier, testemunho a arquitetura medieval do século XII. Desde 1905, a fortaleza medieval abriga um museu que retrata a história da ilha e dos seus antigos habitantes. Foto (www.ile-noirmoutier.com)

 

A arquitetura local

Na ilha de Noirmoutier, o tecido urbano consiste principalmente de casas brancas de baixa altura com venezianas azuis (ou de outras cores) e telhados vermelhos. A cidade deseja preservar essa peculiaridade Vendéia (oriundo do Departamento da Vendée) e as novas construções devem obedecer esta característica.

Vista da Cidade de Noirmoutier – Foto: https://www.ile-noirmoutier.com/fr

 

O distrito de Vieil está localizado ao norte de Noirmoutier-en-l’Île e faz parte de seu território comunal. É composto por ruas tranquilas que se estendem entre o Bosque de la Chaise e o Bosque de la Blanche. As praias são bastante rochosas.

O vilarejo Balneário de Barbâtre

Quando cruzamos a ponte ou a Passagem do Gois que nos leva do continente à Ilha de Noirmoutier, Barbâtre, na costa oeste é o primeiro vilarejo que se revela.

Arquitetura de charme de Barbatre

Rodeado por uma duna notável e uma bela vegetação típica de praias, este vilarejo tem uma grande praia de 7 km, propícia a longos passeios revigorantes e à alegria de nadar e praticar esportes aquáticos.

Esta costa balneária preservada, tem algum acesso rodoviário, mas especialmente múltiplas trilhas para os pedestres.

A praia é constituída exclusivamente por areia fina, com um declive suave para o mar, uma configuração natural que proporciona segurança para a natação, com pouca corrente e profundidade progressiva.

Vista da Praia de Barbâtre

 

A Passagem do Gois: uma travessia inesquecível

A passagem do Gois é uma estrada submergível de 4,2 km que liga a ilha de Noirmoutier ao continente. Invisível na metade do tempo, a passagem é também um frágil local de vida pois seja debaixo do oceano ou emergindo das ondas, o Gois atrai tanto os pássaros que vêm para descansar e buscar comida, quanto os pescadores a pé e os curiosos que apreciam o trabalho da natureza.

Sua travessia é uma atividade excepcional a fazer! As pessoas o atravessam para ir a Beauvoir-sur-Mer ou para pescar mariscos, ostras e outros moluscos. Suas 9 balizas ou pontos suspensos, servem de refúgio para os aventureiros que são surpreendidos pelas águas em ascensão, quando da chegada da maré alta.

O Gois nem sempre existiu. Ele se formou devido a junção de duas correntes e a deposição de grandes quantidades de sedimentos e lama na folga marítima.

Em 1701 tem-se a primeira menção do Gois em um mapa geográfico e o ano de 1766 é quando se realiza o primeiro cruzamento de Gois feito por Auguste Gauvrit partindo de Barbâtre. A pavimentação vem somente em meados do século XX e no final dos anos de 1990 os ciclistas do Tour de France tomam pela primeira vez essa passagem.

A Passagem do Gois na maré baixa

Se somos pegos de surpresa com a subida da maré, temos como nos proteger nestas plataformas

Subindo a plataforma para admirar a vista do alto

Vista da Passagem do Gois na Maré baixa

Outros vilarejos que se destacam na ilha são La Guérinière, localizada no centro da ilha e dedicada aos cultivos de  mexilhões e de ostras e a Herbaudière que têm um dos portos de pesca mais importantes da ilha.

Tenho certeza que assim como eu, você também vai cair no charme de Noirmoutier. O pintor Augusto Renoir se apaixonou pela ilha: «  c’est un coin admirable, beau comme le midi mais avec une mer autrement belle que la Méditerranée » « é um lugar admirável, lindo como o Midi com um mar tão belo quanto o Mediterrâneo ».

 

Quer visitar a Ilha de Noirmoutier? Entre em contato conosco que organizamos tudo para você.

Texto: Andréa R. S. Faugeras

Fotos: Andréa R. S. Faugeras

Fonte:

Visita pessoal de Noirmoutier em 2019.

Material publicitário da Secretaria de turismo da Ilha de Noirmoutier.

Websites:

Office de Tourisme de l’Île de Noirmoutier : https://www.ile-noirmoutier.com/fr

Au Pays de mes ancêtres : http://www.auxpaysdemesancetres.com/pages/region-pays-de-la-loire/vendee-85/l-ile-de-noirmoutier.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *