Brousse le Château, um dos mais belos vilarejos da França

Brousse-le-Château é conhecido como um dos mais belos vilarejos da França. Realmente, esse pequeno povoado às margens do rio Tarn, nos alegra pelo charme e serenidade que irradia. Esta situado na região do Midi-Pyrénées e a atividade econômica principal é a agricultura, principalmente a criação de ovinos e a venda do leite de cabra aos produtores do queijo Roquefort, famoso nos arredores.

É um pequeno vilarejo de mais ou menos 26 habitantes durante o ano. A vida resiste ali, mas ela resiste graças ao seu castelo maravilhosamente bem conservado e mantido pela Prefeitura Municipal. Ao longo do ano, o povoado assiste um grande número de turistas que vêm para admirá-lo. Os poucos comércios e o seu hotel restaurante anima esta pacata vida local.

É um vilarejo que se visita bem rapidamente, são algumas ruelas, uma ponte, sua igreja Santiago o Maior, seu oratório, e claro, o castelo. É no seio do castelo onde nós podemos passar longas horas. Da Idade Média ao Renascimento, o Castelo de Brousse te convida a uma viagem através dos tempos, assim como o seu vilarejo nos acolhe em um sítio privilegiado.

Escadarias e ruelas pavimentadas nos levam até à colina onde está o castelo medieval

A caminhada é permeada de belas construções típicas da arquitetura local

Uma charmosa ponte nos leva ao vilarejo construído aos arredores da fortaleza medieval

No topo do rochedo de uma colina se eleva o castelo medieval

E uma viagem no tempo o que te espera aqui em Brousse-le-Château

Um pouco de história

A história do vilarejo remonta ao século XIII. Foi para assegurar a sua proteção que os habitantes vieram se instalar aos pés do castelo, cuja implantação data do século IX.

Invasões e guerras senhoriais locais vão se suceder ao longo dos séculos. O vilarejo é hoje herdeiro de um passado rico em eventos marcantes. As características arquiteturais e as características ambientais do vilarejo ilustram muito bem a organização da vida local em torno de uma agricultura de terraceamento e de um comércio itinerante e intenso no Vale do Tarn.

As origens dessa fortaleza remontam à época Carolíngia, século VIII e o estabelecimento do Feudalismo nessa região

Esse imenso castelo de 150 metros domina os vales de dois rios: o Tarn e o Alrance, lugar privilegiado para o controle.

Para aproveitar a sua visita, passe sobre a ponte « Cruput » e saiba que você está sobre uma ponte construída em 1366. Suba suas ruelas antigas e pitorescas ainda pavimentadas

O Castelo Medieval

O castelo de Brousse domina os vales dos rios Tarn e Alrance, protegendo o vilarejo de Brousse desde a Idade Média.

Incrivelmente bem conservado, esse Castelo medieval é uma verdadeira fortaleza em que a arquitetura defensiva é claramente visível: a torre de vigia, uma sucessão de torres em torno de uma muralha plena de canhoneiras ou bombardeiras (aberturas que serviam para a colocação de canhões ou outras armas) e mata-cães (aberturas das fortificações medievais através da qual se podia observar os atacantes que se encontravam na base da muralha defensiva, solapando a parede ou assediando um portal, para agredi-los com pedras, flechas, água fervente ou outros objetos).

Esse conjunto protege a residência senhorial, o poço-cisterna, o forno de pão, sala de armas situado em um pátio interno.

Depois de ter pertencido a diferentes Condes, o castelo se torna propriedade da família de Arpajon de 1204 à 1700, uma das mais potentes famílias da nobreza francesa. Passando em seguida em diferentes mãos, somente em 1839 ele se torna propriedade do Estado Francês. Primeiro ele foi transformado em presbítero e depois restaurado e aberto ao público.

Entrada do castelo medieval 

Torre do prisioneiro: antiga torre de guarda do século 13. No andar superior estão a sala de guardas, as chaminés, a cozinha e as latrinas.

Torre do século XIV: abertas no interior para não servir de abrigo a invasores.

São 120 metros de caminho de ronda sem interrupção. Eles estão muito bem conservados.

Riqueza da arquitetura militar medieval 

Torre da Princesa : em forma circular, essa torre defendia a porta de entrada

As canhoneiras, aberturas que serviam para a colocação de canhões ou outras armas de defesa

Olha a espessura dessas paredes !! Acima da porta uma canhoneira para se defender contra o inimigo.

Camino de Ronda

O poço-cisterna da residência senhorial

O forno de pão da residência senhorial 

Antigo pressoir (engenho)

A igreja Santiago como nós a conhecemos hoje data do século XV, ela foi construída ou mais provavelmente reconstruída, pela vontade de Jean III de Arpajon e de sua esposa Anne de Bourbon Roussillon. O acesso à igreja é feito através de uma escadaria que se encontra em uma antiga torre em estilo romano.

 

A charmosa igrejinha de Santiago o Maior

A igreja foi construida no século XV a pedido da familia de Arpajon

O estilo arquitetural segue o mesmo do vilarejo, em pedras locais

A vista à partir do castelo medieval é de tirar o fôlego!

Vale do Rio Tarn

 

Para os amantes de história e de natureza, Brousse le Château é o local ideal. Nos arredores do vilarejo, inúmeras atividades podem ser praticadas como a caminhada, a escalada e o canoe.

 

Quer visitar Brousse-le-Château? Entre em contato conosco que organizamos tudo para você.

Texto: Andréa R. S. Faugeras

Fotos: François Faugeras

Fonte:

Visita pessoal de Brousse-le-Château em 2016.

Material publicitário da Secretaria de turismo vilarejo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *